Instagram, o preferido entre os aplicativos de fotografia

Com mais de 5 milhões de usuários, o Instagram não é apenas um aplicativo gratuito de fotografia, mas sim, um canal de interação disponível, por enquanto, somente para iOs (iPhone/iPod)

“Nós queremos dar às pessoas ferramentas para elas contarem a história de suas vidas de uma maneira visual – estamos trabalhando duro para tornar essas ferramentas de alto nível”, diz Kevin Systrom, criador do app ao lado de Yosyp Shvab.

O app possibilita criar efeitos em fotos comuns. São diversas opções de filtro que modificam a imagem muitas vezes fazendo com que o usuário sinta-se um fotógrafo profissional. Você segue, é seguido, pode comentar e curtir as fotos no próprio aplicativo e ainda – através de geolocalização – identificar onde a foto foi tirada, no momento em que foi tirada. O próprio nome, que vem da combinação entre “Instant” e ” Pictogram”, remete à essa característica de instantaniedade que o aplicativo possui. Dizem por aí que é a evolução do antigo fotolog.net

Além disso, o Instagram permite compartilhar as imagens em diversas redes sociais de maneira fácil e rápida para que todos os seus amigos possam apreciá-la no Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Foursquare…

Tão bom que não só usuários comuns estão aproveitando o aplicativo. Diversas marcas já estão por lá compartilhando conteúdo através de imagens, criando mais um ponto de contato, mais um canal de relacionamento com seu público, incentivando a interação. Marcas como Kate Spade, Topshop, Starbucks, NH Hoteles, PepsiCo, entre outras, já estão presentes nesse novo ambiente, mostrando-se adeptas às tendências digitais.

A marca Red Bull realizou um concurso utilizando no próprio app a hashtag #redbullwinter. Hashtags são um facilitador na identificação e busca por imagens. De acordo com os responsáveis pela campanha: “Seja qual for o objetivo da empresa ao usar o aplicativo em suas ações, não se pode perder de vista o que faz os usuários compartilharem no Instagram: paixão por compartilhar fotos e imagens impressionantes”.

Também através de hashtag, #briskpic, a marca de bebidas Brisk (Lipton-PepsiCo), identificava as melhores fotos durante o SXSW 2011. As fotos selecionadas foram impressas em edições limitadas de latinhas da bebida, durante o evento.

O segmento de moda faz sucesso no aplicativo. A Burberry impressiona com o número de seguidores e de “likes” a cada foto postada. Mais recentemente a carioca Farm, também estreou no Instagram e já conta com mais de 700 seguidores.

Em janeiro desse ano, o blog Brainstorm 9, postou sobre o o perfil Levi’s Brasil (levisbrasil). Post na íntegra, aqui.

E tem mais! Alguns desenvolvedores utilizam a API do Instagram para criar novas formas de interação com o aplicativo.

Divirtam-se:

Statgram
Apresenta estatísticas do Instagram. É possível ver quantas pessoas favoritaram as fotos (like), qual filtro você mais utiliza, entre alguns outros dados.

Webstagram
Não só permite visualizar as fotos do app na web, mas curtir, comentar, pesquisar usuário e tags. Ótimo para quer conhecer e acompanhar as atualizações, sem a necessidade de um smartphone.

Mapstagram
Exibe as fotos em um mapa no momento em que estão sendo compartilhadas.

O YouPix fez uma lista com mais algumas dicas: “19 modos de curtir o Instagram” se você é fã do app ou um entusiasta das fotografias “cool”, vale conferir!

Mais informações aqui, aqui, aqui e aqui

_____________________________________________

Post escrito e publicado antes desse blog entrar no ar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s