Facebook X Orkut no Brasil: saber quem é o líder faz diferença?

Há apenas algumas semanas foram divulgados números que apontavam que o Facebook havia “desbancado” o Orkut no Brasil como rede social com o maior número de usuários.Tal notícia, sobre o fim dessa liderança, repercutiu com toda a rapidez que as redes sociais tem a oferecer. E como sabemos, muitas vezes a notícia é repassada sem questionamentos (tudo pela audiência!).

Primeiramente, o Ibope não confirmou, logo depois, confirmou.Então veio o Instituto de Pesquisas comScore dizendo não, não é nada disso.

Será que Mark Zuckerberg conseguiu a liderança por aqui?
Atualmente, o total de brasileiros com acesso à internet atinge 77,8 milhões. Desses, 87% utilizam redes sociais. Os números do Ibope Nielsen Online apontam que, em agosto, o Facebook chegou a 30,9 milhões de usuários por aqui. Enquanto isso, a velha conhecida rede social do Google tem 29 milhões.

A notícia mais recente, divulgada pelo comScore desmente as duas anteriores: o Orkut ainda é líder, com 37,1 milhões de usuários em agosto, e o Facebook, 28,5 milhões. De acordo com o instituto de pesquisa, o Orkut não existiria se não fosse o Brasil. Segundo o próprio Orkut, a rede social é acessada por 70% dos usuários de internet do país.

É importante atentar: ambos não medem a quantidade de brasileiros que acessam a internet em lan houses e através do celular, e esses números são consideráveis. Os acessos via lan house representam cerca de 35% do total de brasileiros conectados. Além disso, costumam medir audiência e não usuários cadastrados, ativos.

A diferença é justificada pelas diferentes metodologias utilizados pelos institutos em questão. De acordo com o Terra, a amostra do comScore no Brasil, um dos cinco maiores painéis do mundo, é de mais de 50 mil usuários, e os painelistas mudam a cada seis a 12 meses. No caso do Ibope, segundo documento divulgado no site do instituto, são 18 mil os painelistas. Diferentes metodologias geram diferentes resultados.

O site Socialbakers, que divulga periodicamente estatísticas sobre o Facebook em diversos países, confirma que, neste mês de setembro, o número de usuários está próximo dos 28 milhões, não chega a 30.

Cada um na sua

O Orkut, até então, sempre foi a rede social preferida entre os brasileiros (aliás, quase somente entre os brasileiros). Foi a primeira, a única por um bom tempo. Outras tentaram ganhar espaço como MySpace, Hi5, Badoo, mas ele resistiu e não morreu, pelo menos por enquanto.

O Orkut promoveu nos últimos meses uma série de mudanças na tentativa de manter-se forte no Brasil. A comunidade Orkut Ao Vivo é um exemplo. Inaugurou com a transmissão ao vivo de um show da Pitty, ganhou um merchandising em TV aberta no programa Pânico na TV e hoje está com cerca de 7 milhões de membros. Através dessa comunidade, o Orkut promove periodicamente shows e entrevistas via streaming, inclusive integrando com o Twitter, permitindo acompanhar comentários através da hashtag #aovivo.

Um dos diferenciais do Orkut, sem dúvida, são algumas dessas comunidades, principalmente as que atingem nichos como universo feminino e futebol. Essas ainda possuem uma quantidade expressiva de membros, na casa de milhões, e tópicos de discussão movimentados diariamente. Muitas comunidades são administradas por moderadores oficiais, ou seja, a própria empresa/marca é quem acompanha e gerencia as discussões. Uma ótima fonte de pesquisa, concordam?

Enquanto o Orkut é praticamente mantido somente por nós brasileiros, o Facebook é, sim, a rede social em que o mundo inteiro está, é líder em quase todos os mercados nos quais está presente. Quem assistiu ao filme “A Rede Social”, sabe como essa história começou. Quem não viu, vale ver. Aliás, o lançamento do filme foi um dos fatores que impulsionaram o crescimento da rede por aqui.

O Facebook possui um universo de possibilidades: um sistema próprio de rankeamento (o edge rank é o que determina a prioridade de determinado assunto), um guia de conduta específico para marcas/empresas, possibilidade de criar grupos, eventos, páginas e, mais recentemente, listas.

Além disso, o Facebook Insights também é um recurso próprio, que permite o monitoramento e a mensuração de interação. No Brasil, de acordo com a F.Biz, já são cerca de 500 páginas corporativas e, há pouco tempo, as primeiras no ranking chegaram a atingir 1 milhão de fãs. A rede social do Mark também está em constantes mudanças, aprimorando e criando novos recursos.

Não é intenção deste post falar sobre tudo que o Facebook oferece, acredite, são muitas as funcionalidades e há blogs e artigos específicos que abordam o assunto com destreza.

A questão é: em uma estratégia de redes sociais, faz diferença saber quem é o líder? Quem possui maior quantidade de usuários? É importante pensar que o que faz diferença é o perfil e as particularidades de cada rede social, seja Orkut, Facebook, Twitter ou Foursquare. Atentar para onde estão os clientes e potenciais clientes, o tal público-alvo, que atualmente não é só um expectador, mas também é participativo.

As estratégias de presença digital devem focar em objetivos previamente determinados, e para atingi-los podem combinar os mais diversos tipos de plataformas e tecnologias, on ou off-line, seja através de relacionamento ou anúncios.

Pensando nisso, duas redes sociais como o Orkut e o Facebook no Brasil podem, sim, conviver, sem necessariamente brigar pela liderança, cada qual com suas características e peculiaridades.

E você, acha que o Orkut resiste? Tem preferência por alguma rede social para contatar os amigos ou incluir em um planejamento? Deixe sua opinião nos comentários.

_______________________________________

Post publicado aqui enquanto esse blog ainda era dúvida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s